quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alterar modo de inicialização para texto no Linux

Bom dia pessoal,

Estou preparando um novo servidor de domínio e como já é costume meu, antes de mexer no servidor, faço um passo a passo (tutorial) a fim de saber exatamente o que instalar e como configurar e mais importante, se vai funcionar ou não. hehehe

Faço sempre meus testes usando uma maquina virtual usando o VirtualBOX.

A instalação do Virtualbox é muito simples. Se alguém tive alguma dificuldade me avisa que eu coloco aqui como é que eu fiz.

As vezes as distribuições Linux insistem em instalar o modo gráfico (X11), mas isso não é problema, a final, este ainda é um teste em uma maquina virtual. De qualquer forma o modo gráfico deixa a estação pesada e lenta.

Para alterar o modo de inicialização do linux para modo texto é muito fácil. Já fiz isso um monte de vezes.

Basta editar o arquivo "/etc/inittab" e fazer uma pequena alteração. O próprio arquivo mostrar uma lista de Runlevels disponíveis:

# Default runlevel. The runlevels used are:
#   0 - halt (Do NOT set initdefault to this)
#   1 - Single user mode
#   2 - Multiuser, without NFS (The same as 3, if you do not have networking)
#   3 - Full multiuser mode
#   4 - unused
#   5 - X11
#   6 - reboot (Do NOT set initdefault to this)
#  
id:5:initdefault:
A ultima linha (normalmente) é a linha a ser alterada. Como podemos ver, o sistema esta configurado para usar o runlevel numero 5, que corresponde ao X11, ou seja o modo gráfico do Linux.

Se você quer que seu sistema inicie sempre em modo texto, edite o arquivo e altere a ultima linha para:

id:3:initdefault:

Assim, da próxima vez que você iniciar o sistema ele irá "cair" direto no modo texto.

Qualquer duvida é só comentar...

abração a todos,
Mad2ogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário