segunda-feira, 25 de março de 2013

Instalando Repositório EPEL fácil fácil no CentOS 6

Fala galera,

Uma das primeiras coisas que não se pode deixar de fazer, é colocar o repositório EPEL.

O repositório EPEL (Extra Packages for Enterprise Linux) é utilizado pelo "yum" a fim de instalar pacotes adicionais que não estão contidos nos repositórios padrão do CentOS. Quer saber mais sobre o EPEL? Acesse a pagina oficial deles aqui.

É extremamente fácil instalá-los, mas é preciso um pouco de atenção. Estes procedimentos devem funcionar também em outras distribuições e versões, mas neste caso fiz meus testes utilizando o CentOS 6.4.

Então vamos lá:

Primeiro Passo (32 ou 64 bits):
É preciso saber que tipo de sistema operacional é o seu? 32bits ou 64bits? Para saber isso basta digitar alguns comandos no seu terminal:

O comando "uname" mostra informações do sistema. A opção -m especifica a versão do kernel.

# uname -m
x86_64

O comando "file" determina qual é o tipo de dados contidos em um determinado arquivo. Neste caso vamos analisar o arquivo /usr/bin/file:

# file /usr/bin/file
/usr/bin/file: ELF 64-bit LSB executable, x86-64, version 1 (SYSV), dynamically linked (uses shared libs), for GNU/Linux 2.6.18, stripped

Se o arquivo /usr/bin/file for 64-bit, então muito provavelmente o sistema também é. 

E por ultimo, podemos utilizar o comando "getconf". Este comando serve para 'pegar' valores do "LONG_BIT".

# getconf LONG_BIT
64

Se todos estes comando apresentaram saídas parecidas com as minhas, então seu sistema provavelmente é 64bits. Caso contrário, seu sistema deve ser 32bits. O ultimo comando "getconf LONG_BIT" possui algumas irregularidades em alguns sistemas, mostrando-se pouco confiável, mas vale a pena executá-lo mesmo assim.


Segundo Passo (verificar versão):

Agora você já determinou a questão do 32 ou 64 bits, vamos ao site procurar a versão que nos interessa. Acesse o site oficial do EPEL aqui. Logo abaixo do sub titulo "What packages and versions are available in EPEL?" você verá as opções de download. Use sempre a versão mais atual, que no meu caso é a versão 6, a não ser que você tenha algum motivo especifico para usar a versão 5.

Para 32bits --> i386
Para 64bits --> x86_64

Ao acessar estas paginas, procure no canto superior direito a letra "E" para pular para a pagina que contém o pacote epel-release-6-X.noarch.rpm. No momento em que este artigo foi escrito a versão mais atual era epel-release-6-8.noarch.rpm.

Links diretos:

Se estes links não estiverem funcionando, é porque muito provavelmente a versão do EPEL mudou. Sugiro que você entre direto no site para procurar pela nova versão. 

É importante frisar que existem diversos lugares que disponibilizam o download destes arquivos. Procure sempre no site oficial para obter os pacotes oficiais e atualizados. 

Terceiro Passo (download e instalação):

Se você já sabe qual é a versão do sistema (32 ou 64 bits) e sabe também que a versão mais atual do EPEL é a 6-8, então você pode simplesmente digitar as seguintes comandos no seu terminal:

Para 32 bits:
# wget http://dl.fedoraproject.org/pub/epel/6/i386/epel-release-6-8.noarch.rpm

Para 64 bits:
# wget http://dl.fedoraproject.org/pub/epel/6/x86_64/epel-release-6-8.noarch.rpm

Para instalar basta executar o comando "rpm" com a opção "-Uvh".

# rpm -Uvh epel-release-6-8.noarch.rpm

A opção "-U" instala o pacote e atualiza caso este (pacote) já exista no sistema. As opções "-vh" servem para mostrar em detalhe a instalação do pacote "rpm".

É importante lembrar que se a versão do pacote EPEL mudou, os comandos acima não irão funcionar. Ajuste-os de acordo com a versão disponibilizada no site.

Acho que é isso, caso você tenha alguma duvida ou achou algum erro, deixe um comentário. O repositório EPEL possui inúmeros pacotes essenciais para qualquer usuário linux, seja ele um administrador de sistemas ou não.

Valeu e até a próxima,
Abração,
Mad2ogs

3 comentários:

  1. poxa cara...to tentando aqui, mas ainda sim me retorna um erro " error: cannot retrieve metalink for repository epel. please verify its path and try again" quando vou executar o yum update...
    Pode me ajudar?



    ResponderExcluir
  2. em qualquer CentOS 6.X, 32 ou 64, basta executar: yum install epel-release -y
    Este pacote foi incorporado ao repositório oficial do CentOS.

    ResponderExcluir